Doctor Frio | Unidade Lauro de Freitas/BA
Segue a matéria que foi ao ar na Band Cidade 12 de maio de 2016
O mosquito Aedes Aegypti pode estar escondido onde a gente menos imagina. É preciso ficar atento a tudo, inclusive à geladeira e ao ar condicionado.
Mosquito transmite dengue, zika vírus, chikungunya e vive 45 dias.
Para passar de ovo para adulto pode demorar dez dias.
O inseto mais temido nos últimos tempos, o mosquito Aedes aegypti é resistente, vive até 45 dias e pica muitas vezes por dia. Além da dengue, ele transmite zika vírus e chikungunya. Segundo o coordenar do programa municipal de combate ao Aedes aegypti, Alessandro Giangola, o mosquito rapidamente se torna adulto. “Para ele chegar de ovo até mosquito adulto, demora em torno de dez dias. Mas quando a gente tem uma temperatura mais alta, esse ciclo pode diminuir até cinco dias, se tornando mais rápido”, afirma Giangola.
Ainda de acordo com o coordenador, demora dez minutos para o ovo se tornar larva após contato com a água. “O mosquito fêmea bota o ovo. Depois de virar larva, ele vai passar por quatro estágios que duram, em média, cinco dias”, completa. Após esse período, o mosquito se transforma em uma pupa. “No dia seguinte, ele já é o mosquito adulto, voando e podendo picar as pessoas”, finaliza o especialista. яндекс
Link da Matéria: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/bahia/noticia/?id=100000806155